
Do século VII ao século IX houve na Igreja Católica no Oriente um movimento contrário a veneração das Santas Imagens (Ícones) chamado Iconoclastia. No ano de 843 d.C. a Imperatriz Bizantina Teodora convocou um sínodo regional (chamado synodus endemousa) no qual foi restabelecida solenemente na Catedral de Haghia Sophia em Constantinopla a veneração das Santas Imagens e o anátema (separação) dos hereges. É o que é chamado até hoje no Oriente por Católicos e Ortodoxos de "O Triunfo da Ortodoxia".
Epístola: Heb 11, 24-26; 32-40 e 12, 1-2a
Evangelho: Jo 1, 43-51
Nesse domingo, a Igreja nos convida a pensar sobre uma palavra muitas vezes mal interpretada, se não desconhecida por muitos critãos no Ocidente: A Ortodoxia. Se nos perguntássemos "o que é ortodoxo?" ou "o que é ser ortodoxo?" a resposta mais provável seria que ortodoxo é alguém ou algo relacionado às Igrejas Ortodoxas, igrejas de origem apostólica que permaneceram unidas à Santa Sé de Roma e seu sucessor o Papa até 1054, quando por questões político-teológicas vieram a se separar. Essa separação feriu o de maneira muito grave o Corpo Místico da Igreja, e uma das consequências disso é, inclusive, o desconhecimento e por vezes repúdio por parte dos Ocidentais pela Fé, Teologia e Liturgias do Oriente.
Mas, na verdade, Ortodoxia é algo totalmente diferente. É algo belo e importante na vida de todo cristão. Ortodoxia é o reconhecimento e a vivência de uma Fé Verdadeira, que recebemos da Igreja através da família, da comununidade, da vida eclesial, e vivendo com os tesouros espirituais que a Igreja nos oferece somos integralmente Ortodoxos. Jesus deixou sua Igreja como a guardiã da Fé. Através dos ensinamentos que nos são dados pela Palavra de Deus, a Tradição Apostólica e o Magistério da Igreja temos os subsídios para vivermos corretamente nossa Fé.
Natanael, no evangelho somente acreditou porque Jesus lhe contou que ele estava debaixo da figueira. Sua fé foi superficial, infantil. Devemos ter uma Fé Madura, Verdadeira. Uma Fé que mantém-se acesa mesmo que não sejamos capazes de compreender tudo o que acontece em nossas vidas.
Peçamos a Jesus, fundador da Igreja da Verdadeira Fé, para que ele olhe com carinho para sua Igreja, dando sabedoria ao nosso Papa, nossos Bispos, Sacerdotes, Diáconos, e, enfim, todos nós, membros do Corpo Místico de Cristo.
Oriente Católico de Nimlot Logan é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported.
Nenhum comentário:
Postar um comentário